domingo, 2 de março de 2008

SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO

Declaración del Partido de los Trabajadores de Brasil
Solidariedade ao povo palestino
O Partido dos Trabalhadores tem acompanhado com extrema preocupação a situação na Palestina.
Antes, durante e após o encontro de Annapolis, realizado em novembro de 2007, sob a liderança dos Estados Unidos e, do qual o Brasil participou como convidado, Israel continuou e continua desrespeitando as resoluções internacionais e impondo sofrimento a toda a população palestina.
O PT condena os bombardeios na Faixa de Gaza, que atingem indiscriminadamente resistentes, civis, crianças, prédios públicos, hospitais, escolas e infraestrutura urbana.
Nosso partido repudia e apela pelo fim do bloqueio alimentar e de bens de primeira necessidade, a privação de luz, gasolina e água, a proibição total de entrar e de sair da faixa de Gaza, que levam a uma situação humanitária alarmante e a uma degradação permanente, o fechamento dos hospitais e a paralisação dos serviços públicos.
O Partido dos Trabalhadores condena a manutenção das colônias na Cisjordância, em ruptura com as resoluções internacionais e as convenções de Genebra; condena a construção do muro de segregação, já condenado pela Corte de Justiça Internacional de Haia, e a multiplicação dos controles militares em território palestino, que impedem a população de deslocarse livremente, de cuidarse e deeducar-se. Nosso partido repudia ainda as invasões, seqüestros e assassinatos, fora de qualquer quadro legal internacional, dos militantes e representantes políticos palestinos.
A reunião de Annapolis não ocasionou uma inflexão nesta realidade e deixa os palestinos em geral e os de Gaza, em particular, sem perspectiva política em vista e sem recursos humanitários possíveis.
O bloqueio e a violência em Gaza duram desde 1967, desde quando Israel recusa-se a dobrar-se às resoluções e leis internacionais.
Em Gaza, o governo de Israel priva 1.500.000 palestinos de água, luz, combustível, comida e remédios.
No dia 21 de janeiro, Christopher Gunness, porta-voz da Agência da ONU para os refugiados palestinos (Unrwa), preveniu que sua organização deverá cessar logo sua distribuição de comida a 860.000 pessoas na faixa de Gaza se o bloqueio israelense mantiver-se.
Frente a esta situação, o Partido dos Trabalhadores solicita ao Governo brasileiro e conclama os movimentos sociais e a sociedade brasileira, em geral a:
1. ampliar a solidariedade ao povo palestino, ampliando a mobilização, junto à comunidade internacional, para promover uma ação humanitária de urgência para aliviar os males mais imediatos, pressionar pela entrada de remédios, comida, gasolina, luz, água potável em Gaza e na Cisjordânia;
2. que o Brasil participe desta missão humanitária;
3. que o Brasil seja promotor de uma deliberação da Assembléia Geral da ONU para que o Conselho de Segurança da Organização determine o envio de tropas de paz ("boinas azuis") para cessar toda a violência e, controlar a situação, testemunhar sua degradação e observar os palestinos em seu esforço de sobrevivência;
Por fim, o Partido dos Trabalhadores reforça a necessidade de um engajamento sério da comunidade internacional e acredita que o caminho para se alcançar a paz na região é através do diálogo e da vontade política de erguer um Estado palestino independente, que possa coexistir pacificamente com o Estado de Israel.
Ricardo Berzoini
Presidente Nacional do Partido dos Trabalhadores
Valter Pomar
Secretário de relações internacionais do Partido dos Trabalhadores

Sitio Oficial del Partido de los Trabajadores de Brasil:
www.pt.org.br

Nenhum comentário: