quarta-feira, 5 de março de 2008

COLÔMBIA VIOLOU SOBERANIA DO EQUADOR

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou por unanimidade uma resolução que estabelece que o Governo colombiano violou a soberania e a integridade territorial equatoriana com a incursão militar do sábado, assim como os princípios do direito internacional.
05/03/2008 - 17h54
OEA diz que Colômbia violou soberania do Equador

O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou nesta quarta-feira uma resolução que afirma que a Colômbia violou a soberania do Equador ao invadir seu território para bombardear um acampamento das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
A aprovação foi anunciada pelo presidente do Conselho, o embaixador das Bahamas, Cornelius Smith, e recebeu fortes aplausos dos presentes na reunião.
A resolução define a formação de uma missão liderada pelo secretário-geral da organização, José Miguel Insulza, e até quatro embaixadores, além de decidir a convocação de chanceleres para uma reunião regional em 17 de março.

O Equador disse estar satisfeito com o resultado, após cerca de 14 horas de negociação, enquanto a Colômbia afirmou que a comissão liderada por Insulza terá muito trabalho, por causa das diferenças entre os dois países que devem ser resolvidas.

Depois da aprovação, a Nicarágua demonstrou insatisfação com a resolução.
Já a Venezuela aceitou o texto e os Estados Unidos expressaram preocupação com um parágrafo relacionado ao cumprimento de "tratados e outras fontes do direito internacional".

Segundo fontes diplomáticas, a aprovação atrasou porque os EUA não estavam de acordo com a afirmação de que a Colômbia violou a soberania e o território equatoriano, pois consideram que o ataque estaria justificado no âmbito da luta de Bogotá contra as Farc.

As Farc são consideradas um grupo terrorista pela Colômbia, Washington e a União Européia.

Brasil, Argentina, Peru, México e Bolívia cumprimentaram os dois países pela resolução.

"Esta resolução é importante para a paz que queremos preservar", disse Osmar Chiofi, embaixador do Brasil na OEA.

Durante as negociações, a maior parte das nações latino-americanas, inclusive Brasil, Argentina, México e Peru, criticou a Colômbia por invadir território vizinho.

Só os EUA, que têm na Colômbia seu principal aliado regional, defenderam abertamente o governo de Bogotá, além de criticar a intromissão de outros países numa questão bilateral -- num claro recado ao governo da Venezuela, que enviou tropas à fronteira e rompeu relações diplomáticas com a Colômbia.

O conflito começou depois de uma incursão de militares colombianos em território equatoriano, na qual morreu um líder das Farc conhecido como Raúl Reyes no fim de semana.

Nenhum comentário: