segunda-feira, 13 de julho de 2009

A JUSTIÇA E AS INJUSTIÇAS


Posted: 19 Jan 2009 07:56 PM PST
Mark LeVine, no site da Al-Jazeera / 19 de janeiro

Era uma tarde quente de setembro de 2008 em Gaza, e eu estava na redação de um jornal aliado do Hamas, conversando com um importante intelectual, quadro da alta coordenação do Hamas.
Enquanto a equipe de jornalistas franceses que me haviam dado uma carona de Jerusalém montava as câmeras, aproveitei para conversar um pouco sobre os últimos acontecimentos em Gaza, e fazer uma pergunta que me atormentava há bastante tempo.
“Off the record, aqui entre nós, deixemos de lado a questão de se os palestinos têm ou não direito moral ou legal de usar meios violentos contra civis, na resistência contra a ocupação. O problema, aqui, é que a violência não funciona”, comecei.(…)
A resposta que ouvi surpreendeu-me pela franqueza e confundiu-me pelas muitas implicações.

Nenhum comentário: