sexta-feira, 24 de julho de 2009

HISTÓRIA DA PALESTINA

Entrevista com Rawan Damen (Parte 1)

Rawan Damen, produtora e diretora da TV Al Jazeera, fala sobre a história da Palestina e o filme produzido por ela sobre o assunto.
Categoria:
Notícias e política



Entrevista com Rawan Damen (Parte 2)


Rawan Damen, produtora e diretora da TV Al Jazeera, fala sobre a os historiadores Benny Morris e Ilan Pappé, limpeza étnica, obrigatoriedade do serviço militar israelense, paz e ocupação.




Entrevista com Rawan Damen (Parte 3)

Rawan Damen, produtora e diretora da TV Al Jazeera, fala sobre a as semelhanças entre a cultura árabe e a América Latina. E sobre a divisão do mundo árabe em países independentes.

Entrevista com Rawan Damen (Parte 4)
Rawan Damen, produtora e diretora da TV Al Jazeera, fala quem são os palestinos, o que é ser um palestino e a dificuldade de ter uma nacionalidade sem ter uma pátria. Ela também fala sobre o processo de apagar a Palestina do mapa e transformar a região em um país exclusivamente composto por judeus.




Entrevista com Rawan Damen (Parte 5)

Rawan Damen, produtora e diretora da TV Al Jazeera, conversa sobre seu documentário sobre a história da Palestina (chamado Al Nakba). Nesta quinta parte da conversa, ela fala sobre a limpeza étnica na Palestina.




aljazeerachannel
النكبة - الجزء الثاني - سحق الثورة



O título é "Al Nakba" ("A Catástrofe").
NA primavera de 1948, no coração do Oriente Médio, ocorreu um genocídio, uma operação de limpeza étnica, conhecida como “Al Nakba”, "La Catástrofe". Quinhentos e trinta e uma cidades e povos foram destruídos, crianças, adultos e anciãos, assassinados. Oitenta e cinco por cento da população foram expulsos de suas terras. Setenta por cento deste mesmo povo foi forçado ao exílio, condenado a uma vida miserável em acampamentos provisórios que se mantêm até hoje.
En la primavera de 1948, en el corazón del Medio Oriente, ocurro un genocidio, una operación de limpieza étnica, conocida como “Al Nakba”, la catástrofe. 531 ciudades y pueblos fueron destruidos, niños, adultos y ancianos asesinados. 85% de la población fueron expulsados de sus tierras. 70% de este mismo pueblo fue forzado al exilio, condenado a una vida miserable en campamientos provisorios que perciben hasta el día de hoy.


http://www.dailymotion.com/video/x5l74d_…

Nenhum comentário: