segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FELIZ REGRESSO PRESIDENTE ZELAYA

PRESIDENTE ZELAYA REGRESSOU AO SEU PAÍS!



Zelaya está na embaixada do Brasil em Tegucigalpa

Retorno a Honduras cumpre vontade do povo

Tegucigalpa, 21 de setembro (ABN) -- Depois de seu regresso a Honduras nessa segunda-feira, depois de 86 dias de golpe de estado, o presidente constitucional Manuel Zelaya, em comunicação exclusiva com a Telesur, disse que está cumprindo com a vontade do povo.
O mandatário disse à Telesur que venceu mil obstáculos durante quatro dias e conseguir chegar à capital. "Com uma estratégia pacífica para não provocar violência conseguimos chegar", expressou.
Disse que em algumas horas começará o diálogo com representantes do governo de fato para retomar a ordem constitucional.
Zelaya chegou na manhã desta segunda-feira a Tegucigalpa e se dirigiu à sede da Organização das Nações Unidas deste país, com o fim de retomar o poder.
O mandatário esperará na sede da ONU para reunir-se com representantes do governo de fato, com o objetivo de negociar uma saída para a crise política da nação, depois do golpe de estado do último 28 de junho.
Entretanto, centenas de hondurenhos da resistência estão chegando à sede (da ONU) para confirmar a chegada do presidente constitucional do país.
Líderes da resistência infformaram ter recebido uma chamada do presidente Zelaya para lhes informar sua localização.
De sua parte, Eduardo Reina, assessor do presidente constitucional, fez um chamado aos amigos do mundo para informar-lhes que "Zelaya está aqui na capital de seu país (Tegucigalpa)".

"Esta é uma festa, o povo está chegando para receber seu presidente, do qual estava com saudade", expressou.
*****
Embaixada do Brasil em Honduras confirma que abriga Zelaya(AFP) – há 26 minutos
TEGUCIGALPA — O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, regressou em segredo ao país e se encontrava nesta segunda-feira na embaixada do Brasil, confirmou a sede diplomática brasileira.
Anteriormente, a esposa de Zelaya, Xiomara Castro, havia confirmado a presença do marido na missão brasileira.
"O presidente voltou ao país para iniciar o diálogo. Ele se encontra na embaixada do Brasil e, graças a Deus, está muito bem. Ele está disposto a iniciar um diálogo pela paz", afirmou Xiomara Castro ante milhares de partidários de Zelaya congregados frente à sede da ONU na capital hondurenha, onde, a princípio, o presidente deposto teria se refugiado.
Segundo informações anteriores da tv multiestatal Telesur, Zelaya se encontraria em Tegucigalpa, em um escritório das Nações Unidas.
De acordo ainda com a Telesur, Zelaya teria pedido um "diálogo nacional e internacional".
O presidente venezuelano Hugo Chávez confirmou a presença de Manuel Zelaya em Tegucigalpa.
"Estamos gratamente surpresos de que Mel esteja em Tegucigalpa e exigimos que os golpistas respeitem a vida e a dignidade de Zelaya, que lhe devolvam o poder", afirmou Chávez, que informou ainda que Zelaya viajou "durante dois dias por terra, cruzando montanhas, rios, arriscando a vida para chegar à capital de Honduras".
A vice-chanceler durante o governo de Zelaya, Beatriz del Valle, também afirmou que o presidente deposto enviou uma mensagem de SMS confirmando que se encontra na capital hondurenha.
Mas o chefe do governo de fato de Honduras, Roberto Micheletti, desmentiu a notícia.
"Ele (Zelaya) está na suíte de um hotel na Nicarágua", declarou Micheletti em entrevista coletiva no palácio presidencial.
Copyright © 2009 AFP.
Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário: