sábado, 23 de agosto de 2008

NACIONALIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DAS NOVAS RESERVAS DO PETRÓLEO DO BRASIL. QUE TAL?

Todos defendem a nacionalização da exploração das novas reservas cogitando, inclusive, a possibilidade de se criar mais uma estatal para promover a exploração, uma vez que a Petrobras é uma empresa de capital misto.
A idéia surge associada ainda à intenção de revisão da lei dos royalties pagos a municípios vizinhos das refinarias e plataformas da Petrobras.
Na legislação atual, apenas esses municípios são detentores dos lucros produzidos com a exploração e refino dos combustíveis e derivados.
Lula afirmou que o País tem em mãos uma oportunidade de reparar a dívida histórica que tem com a população mais pobre, carente de educação, saúde e alimentação de qualidade.
“O que vamos fazer com esse petróleo? Vender pura e simplesmente, quem quiser vir aqui tirar petróleo que venha e pode levar o quanto quiser?”, perguntou Lula, para em seguida responder:
“Não. Deus não nos deu isso para que a gente continue fazendo burrice. Deus deu um sinal. Mais uma chance para o Brasil”, afirmou o presidente.
“É preciso que a gente aproveite esse momento e tente discutir como vamos utilizar esse petróleo, quem vai explorar esse petróleo, se o lucro vai ficar apenas para uma empresa ou se parte desse lucro vai ficar para fazer as reparações históricas”, completou Lula.

Nenhum comentário: