sábado, 23 de agosto de 2008

ESPIÕES ROUBAM SEGREDOS DA PETROBRÁS. QUE SEGREDOS SÃO ESSES?

A Polícia Federal (PF) anunciou que abriu inquérito para apurar o furto de equipamentos com informações estratégicas da Petrobras.
Os investigadores desconfiam de espionagem industrial, mas ainda não há suspeitos de quem teria cometido o crime.
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou que vai monitorar o caso.
As informações podem ser úteis para balizar o potencial de blocos próximos, que serão licitados em rodadas da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP).
Por esse mecanismo, as empresas disputam a concessão de blocos para exploração de petróleo.
O FURTO ocorreu há alguns dias quando o equipamento era transportado de um contêiner da multinacional HALLIBURTON para a base de operações da estatal em Macaé (RJ).
De acordo com a PF, a Transmagno fazia o transporte.
Ou seja, quando foi roubado, o material NÃO ESTAVA sob a guarda da Petrobras, mas da empresa que presta serviços terceirizados para a companhia.
A HALLIBURTON é uma das principais empresas prestadoras de serviços para o setor petrolífero e teve como um de seus executivos o VICE-PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, Dick Cheney.
Também atua em outras áreas, como "LOGÍSTICA" para operações militares.
Por orientação da Petrobras, a Halliburton não vai fazer nenhum pronunciamento.
A primeira informação dada pela Petrobras, pela manhã, era de que um notebook e dois discos rígidos haviam desaparecido, nos quais estariam informações sobre RECENTES DESCOBERTAS DE PETRÓLEO da companhia.
Depois, a assessoria da estatal afirmou que foram dois notebooks e um disco rígido.
Por fim, à tarde, ANUNCIOU APENAS que houve furto de informações, sem especificar em que forma.
A Petrobras não esclareceu sobre a qual campo de petróleo se referia pela manhã. Entretanto, no fim de 2007, anunciou com festa a descoberta de nova reserva de petróleo no poço de Tupi, na Bacia de Santos, estimada em até 8 bilhões de barris de óleo.
Sócio da Petrobras no empreendimento, o grupo britânico BG estima que as reservas do Tupi possam chegar a 30 bilhões de barris.

Nenhum comentário: