domingo, 17 de agosto de 2008

DECLARAÇÃO DE GUERRA


GRITAREI *

Enquanto me restem algumas polegadas de terra

enquanto me reste uma oliveira

uma laranjeira

um poço... um bosquezinho de cactus

enquanto me restem lembranças

uma pequena biblioteca

a foto de um antepassado... um muro

enquanto restem em meu país palavras árabes

e cantos populares,

enquanto restem manuscritos de poemas

e os contos de Antar Al´Absi

as guerras do apelo nas comarcas de Roma e da Pérsia

enquanto me restem olhos

livros

mãos

enquanto me reste... alento

gritarei de frente ao inimigo

gritarei, declaração de guerra

em nome de homens livres

operários, estudantes, poetas

gritarei... e que os parasitas

e os inimigos do sol

se fartarem do pão da vergonha

enquanto me reste alento

e alento me restará

minha palavra será o pão e a alma

entre as mãos dos guerrilheiros


*Samih Al Qassim – poeta palestino

Nenhum comentário: