sexta-feira, 15 de agosto de 2008

A HALLIBURTON E O PETRÓLEO BRASILEIRO

A Halliburton e o nosso petróleo

É muito grave a denúncia da Associação dos Engenheiros da Petrobras: quem detém todas as informações técnicas do potencial brasileiro dos combustíveis fósseis é a Halliburton – a empresa de Dick Cheney – envolvida em NEGÓCIOS ESCUSOS nos Estados Unidos e em sua AVENTURA BÉLICA NO IRAQUE, por intermédio da Landmark Digital and Solutions.

Ela administra o banco de dados da Petrobras, SEM LICITAÇÃO, não obstante a Procuradoria-Geral da República ter exigido o processo, ainda em 2004.

A empresa PLANTOU um seu funcionário, o senhor Nelson Narciso, que a representava em Angola, como diretor da Agência Nacional do Petróleo.

Entre outras de suas funções, o senhor Narciso é quem define os blocos a serem licitados, que DEVE SER DECISÃO ESTRATÉGICA de interesse nacional.

Entendamos bem: a multinacional administra as informações e, mediante seu preposto na ANP, define as áreas a serem exploradas.

A lei 9.478, de 1997, determina que a Petrobras e as outras empresas encaminhem suas informações técnicas à Agência Nacional de Petróleo, responsável pelo banco de dados das reservas e operações extrativas do petróleo.

A ANP, sem licitação, contratou a subsidiária da Halliburton para fazê-lo.

A Halliburton é a mais conhecida das empresas CORRUPTORAS do mundo, e mantém 130 empresas subsidiárias fora dos Estados Unidos, o que lhe PERMITE FRAUDES costumeiras.

Corrompe nos Estados Unidos, em seus contratos com o governo, e no estrangeiro.

Em maio de 2003, ela foi multada em U$ 2,4 milhões, pela Security Exchange Comission, por SUBORNAR funcionário da Nigéria.

A entrega dos SEGREDOS geológicos nacionais a uma empresa estrangeira – e com a ficha da Halliburton – se tornou possível com a política nacional do petróleo do GOVERNO SOCIAL-DEMOCRATA que escancarou o Brasil entre 1995 e 2003.

O governo Vargas – com todos os seus imensos erros – teve o mérito de criar um projeto nacional de desenvolvimento fundado em nossos recursos naturais.

Depois de mais de quatro séculos de EXPLORAÇÃO colonial e neocolonial, chegara o tempo de – com o trabalho e a inteligência dos brasileiros – explorar os recursos do solo e subsolo, a fim de libertar a população da ignorância, das doenças e da miséria.

Mas o GOVERNO PASSADO decidiu sepultar a era Vargas, e ENTREGAR TUDO AOS ESTRANGEIROS!!!!!!!

O GOVERNO PASSADO, com a cumplicidade do CONGRESSO, AUTORIZOU A VENDA de 40% das AÇÕES da Petrobras a investidores estrangeiros.

Isso, na época, representava 2 bilhões de dólares.

Com o aumento dos preços do petróleo e a descoberta das grandes reservas, essa participação se elevou a 120 bilhões, segundo os cálculos do engenheiro Fernando Siqueira.

As remessas de lucros referentes ao petróleo são de 6 bilhões de dólares ao ano – o que contribui para o DÉFICIT externo.

Além disso, em quase todos os países produtores de petróleo, as empresas ESTRANGEIRAS concessionárias pagam mais de 80% de seus lucros ao Estado.

No Brasil, POR GENEROSIDADE DO GOVERNO ANTERIOR, essa participação, variável, é, no máximo, de 40%.

Estuda-se agora o novo marco regulatório sobre a exploração do petróleo do pré-sal, que – mesmo com todas as violações constitucionais – continua PROPRIEDADE DA UNIÃO.

Trata-se de recursos que poderão resolver os mais graves problemas nacionais, como os da SAÚDE e da EDUCAÇÃO.

Só no Rio de Janeiro, há mais 20 mil pessoas na fila aguardando medicamentos fornecidos pelo governo.

Dados do alistamento eleitoral, por outro lado, revelam que menos de 3,5% do universo dos aptos a votar em outubro concluíram o curso universitário.

Se os LUCROS DO PETRÓLEO fossem utilizados no benefício de todo o povo brasileiro, não teríamos mais números assim para nos envergonhar.

Mas, mesmo nos meios ministeriais, encarregados de propor ao governo a nova política para a exploração das novas reservas, há os que deixam de lado o interesse nacional.

O caminho mais lógico será o de RETER, para o desenvolvimento social (educação, saneamento básico, saúde pública) pelo menos o que retêm outros países produtores: 80% dos resultados da exploração.

O melhor será a CRIAÇÃO DE NOVA EMPRESA, de capital TOTALMENTE NACIONAL E INALIENÁVEL, para explorar diretamente as NOVAS RESERVAS.

A era Vargas acabou?

Voltemos a ela.

FONTE:http://www.pt.org.br/portalpt/index.php?...

Nenhum comentário: