sábado, 6 de setembro de 2008

PALAVRAS SÁBIAS

“Não devemos envergonhar-nos de aplaudir a verdade nem de nos apropriarmos dela, seja qual for sua origem, mesmo que ela venha de raças e nações distantes e estranhas a nós”

Al-kindi – século IX

Filósofo árabe do século IX que pode orgulhar-se de ser um dos primeiros muçulmanos a estudar e a traduzir obras filosóficas gregas. Mas ele tinha sua própria filosofia, à qual combinava elementos aristotélicos e neoplatônicos. Deixou cerca de duzentos e setenta tratados sobre Filosofia, Ciência Natural, Meteorologia, Astronomia, Física, Ótica, Alquimia, Matemática, Astrologia e questões religiosas.

O primeiro filósofo autêntico a escrever em árabe foi Al-Kindi. Ele está relacionado de muitas formas aos mutazilas e aos filósofos naturais neo-pitagóricos. Foi um homem de extraordinária erudição, que relatou as suas observações como geógrafo, historiador e físico. Kindi foi mais do que um filósofo. Era químico, oculista e teórico musical. A sua influência como autor e professor deu-se, principalmente, nos campos da matemática, geografia e medicina.

http://urs.bira.nom.br/autor/ursb/ed000158.htm

http://pt.netlog.com/m/profile/photos/nickname=licita_37&photoID=6112661

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080906093319AAgbaUT&r=w

Nenhum comentário: