terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MUNTADAR AL-ZAIDI, O HERÓI MUNDIAL

IRAQUE

Autor de sapatada vira herói


O jornalista iraquiano Muntadar al-Zeidi, que virou notícia mundial no domingo ao jogar seus sapatos na direção do presidente americano, George W. Bush, em visita ao Iraque, virou herói no mundo árabe.

É como se Al-Zeidi tivesse feito justiça com as próprias mãos, na visão de muitos de seus conterrâneos.

Jornais imprimiram na capa a foto de Bush desviando dos sapatos.

Esse é um beijo de despedida, seu cachorro. Isso é pelas viúvas, pelos órfãos e aqueles que foram mortos no Iraque – disse Al-Zeidi, em árabe, ao lançar os sapatos.

No Iraque, como em grande parte do mundo árabe, lançar um sapato é uma das maiores ofensas que se podem cometer contra uma pessoa, da mesma forma que chamá-lo de cão.

Abdel-Bari Atwan, editor do influente jornal Al-Quds Al-Arabi, sediado em Londres, escreveu no site do jornal que o lançamento do sapato foi “uma despedida adequada para um criminoso de guerra”.

Al-Zeidi é o cara. Ele fez o que os líderes árabes deixaram de fazer – afirmou o empresário jordaniano Samer Tabalat.

Ghazi Abu Baker, um lojista da cidade de Jenin, na Cisjordânia, foi além:

Esse jornalista deveria ser eleito presidente do Iraque pelo que fez.

http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=1221&action=noticiasImpressa&id=2333999&edition=11313

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi uma atitude à altura das atrocidades deste infeliz presidente. Essas sapatadas serão a marca final de um governo assassino, que investe na morte, independentemente de vítimas, um governo desumano.